A Fisioterapia Respiratória é uma das partes integrantes da reabilitação respiratória e uma componente importante no seu tratamento, combinando exercícios de controlo ventilatório com exercícios de fortalecimento muscular, flexibilidade e resistência ao esforço.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIO FÍSICO
DICAS IMPORTANTES ANTES DE INICIAR O EXERCÍCIO
SATURAÇÃO DE OXIGÉNIO
É importante avaliar e monitorizar a sua saturação de oxigénio durante o exercício físico, através de um oxímetro de pulso. O seu valor de SpO2 nunca deve ser inferior a 90% - caso aconteça, interrompa o exercício que está a realizar e controle a sua respiração. Na FPI, é comum existir diminuição dos valores de oxigénio no sangue abaixo do normal, por isso, em muitos casos, a utilização de oxigénio no esforço está prescrita pelo seu médico pneumologista e é obrigatória a sua utilização durante o exercício físico.
SINTOMAS NORMAIS que podem ocorrer durante o exercício: Falta de ar ligeira a moderada, transpiração, fadiga ou ardor nas pernas, ligeira dor muscular ou nas articulações.
SINTOMAS ANORMAIS: Dor no peito, dor intensa nas articulações, tonturas ou vertigens, palpitações, dificuldade respiratória acentuada a prolongada, dor de cabeça. Se sentir um ou mais destes sintomas interrompa o seu programa de exercícios e contacte o seu médico.
INTENSIDADE DO ESFORÇO ADEQUADA
Utilize esta escala de esforço percecionado para avaliar o nível de falta de ar entre 0-10, ou para avaliar o nível de fadiga muscular. Recomenda-se que o nível esteja entre 3-4: moderada a um pouco forte. Não ultrapasse o nível 6 da escala: se isso acontecer a intensidade do seu esforço é demasiado elevada.
EXERCÍCIOS
Assista ao vídeo, criado no âmbito do guia “Gestão da FPI: Dicas úteis para o utente” e conheça exercícios que pode fazer em casa, incluindo de controlo ventilatório, fortalecimento muscular, aquecimento e alongamento.
Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.