Diagnóstico precoce e progressos terapêuticos já permitiram uma significativa diminuição da taxa de mortalidade mas é preciso aumentar a taxa de rastreio

O cancro da mama feminina tem uma alta incidência e uma alta mortalidade, embora sendo uma das localizações tumorais com maior capacidade de prevenção. A combinação do diagnóstico precoce e, particularmente do rastreio, e os progressos terapêuticos alcançados permitiram uma significativa diminuição da taxa de mortalidade, insuficiente, no entanto, para as legítimas aspirações da sociedade.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

SNS: para quando uma mudança win-win?
Editorial | Inês Rosendo, Direção da APMGF
SNS: para quando uma mudança win-win?

Não podemos ser indiferentes ao descontentamento dos médicos nos tempos que correm, nunca vi tantos médicos a dizerem pensar sair ou desistir do que construíram. Desde médicos de família que pensam acabar com as suas USF, por não verem vantagem em continuarem a trabalhar no sentido da melhoria contínua (e até sentirem que os desfavorece) até médicos hospitalares a querer deixar de ser diretores de serviço, sair do sistema público e/ou, até, reformar-se antecipadamente. Tudo o que foi construído parece à beira de, rapidamente, acabar.

Mais lidas