Bíblia
DATA
25/01/2012 09:25:26
AUTOR
Jornal Médico
Bíblia

Actualmente, tenho três bíblias...

Actualmente, tenho três bíblias. TheWorldBookOfHappiness(.com), de Bormans (2010), The 5 Dysfunctions of a Team, de Lencioni (2002), e The Spirit Level, de Wilkinson and Pickett (2009).

O que é que este facto diz sobre mim? Provavelmente, diz que sou um leitor. Aprendi a gostar de ler quando era pequeno, uma das minhas primeiras memórias é observar os meus avós, nos seus 80 anos, a lerem junto à lareira. Copiei o seu meme e ainda o faço.

cronica_carl_steylaerts_226_01.jpg

E que é que diz sobre si? O facto de estar a ler esta crónica significa que você também gosta de ler. A não ser que tenha que fazê-lo por razões profissionais, mas ainda assim, não teria escolhido este trabalho se não gostasse de ler.

Tenho um amigo, um médico de família (MF), que não gosta de ler. Mesmo na Universidade, ele não lia. Dislexia? Talvez. Mas tem uma esposa que adora ler... para ele. Ou seja, ele absorve o conhecimento e isso é o que importa.

A memória acústica é uma forma de memória como outra qualquer e, provavlemente, o meu amigo descende de uma família de contadores de histórias... dos tempos antigos, em que nos sentávamos à roda da fogueira a ouvir contá-las.

cronica_carl_steylaerts_226_02.jpg

 

 

Carl Steylaerts, MD (Tesoureiro honorário da WONCA Europa)

 

Texto integral só disponível na edição impressa

 

 

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas