Bíblia
DATA
25/01/2012 09:25:26
AUTOR
Jornal Médico
Bíblia

Actualmente, tenho três bíblias...

Actualmente, tenho três bíblias. TheWorldBookOfHappiness(.com), de Bormans (2010), The 5 Dysfunctions of a Team, de Lencioni (2002), e The Spirit Level, de Wilkinson and Pickett (2009).

O que é que este facto diz sobre mim? Provavelmente, diz que sou um leitor. Aprendi a gostar de ler quando era pequeno, uma das minhas primeiras memórias é observar os meus avós, nos seus 80 anos, a lerem junto à lareira. Copiei o seu meme e ainda o faço.

cronica_carl_steylaerts_226_01.jpg

E que é que diz sobre si? O facto de estar a ler esta crónica significa que você também gosta de ler. A não ser que tenha que fazê-lo por razões profissionais, mas ainda assim, não teria escolhido este trabalho se não gostasse de ler.

Tenho um amigo, um médico de família (MF), que não gosta de ler. Mesmo na Universidade, ele não lia. Dislexia? Talvez. Mas tem uma esposa que adora ler... para ele. Ou seja, ele absorve o conhecimento e isso é o que importa.

A memória acústica é uma forma de memória como outra qualquer e, provavlemente, o meu amigo descende de uma família de contadores de histórias... dos tempos antigos, em que nos sentávamos à roda da fogueira a ouvir contá-las.

cronica_carl_steylaerts_226_02.jpg

 

 

Carl Steylaerts, MD (Tesoureiro honorário da WONCA Europa)

 

Texto integral só disponível na edição impressa

 

 

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas