Exploratório de Coimbra quer levar a ciência às unidades de saúde
DATA
21/10/2016 11:44:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Exploratório de Coimbra quer levar a ciência às unidades de saúde

coimbra-geral-5-832x468

O Exploratório de Coimbra vai levar a ciência a todos através de módulos interativos às unidades de saúde da cidade, começando o projeto nas salas de espera do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC).

A iniciativa, designada a "A ciência faz bem", esteve em teste "durante um mês e meio", no CCC, e é apresentada hoje naquela unidade de saúde privada, afirmou à Agência Lusa o diretor do Exploratório, Paulo Trincão.

Foram instalados oito módulos interativos que "ilustram pequenas experiências, da ilusão ótica à mecânica ou à energia cinética", de compreensão imediata para as crianças, que podem mexer e experimentar enquanto esperam por uma consulta.

Quando uma criança "vai a um consultório médico, mesmo que seja numa consulta de rotina, há sempre algum 'stress' inerente ao processo", sendo que os módulos de ciência pretendem tornar a passagem da criança pela unidade de saúde "mais agradável", frisou.

O projeto surgiu numa perspetiva "geral de o Exploratório alargar as suas atividades a toda a comunidade envolvente", afirmou Paulo Trincão, sublinhando que aquela estrutura tem o objetivo de levar os módulos a outras unidades de saúde, estando em perspetiva uma colaboração com o Hospital Pediátrico de Coimbra e com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

"Se a sociedade receber bem o projeto, pode estruturar-se de forma mais continuada", avançou.

Por favor faça login ou registe-se para aceder a este conteúdo

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas