Curso de Leitura Crítica de Artigos Científicos
DATA
20/04/2016 13:35:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Curso de Leitura Crítica de Artigos Científicos

EstudoMedicina

De 27 de junho a 1 de julho de 2016 vai decorrer a 1.ª edição do Curso de Leitura Crítica de Artigos Científicos, num total de 35 horas, na Faculdade de Ciências Médicas da NOVA Medical School.

"Reconhece que a prática assistencial é exigente, e deixa pouco tempo para procurar a melhor prova científica?". Este curso vai ajudar a interpretar e decidir se os resultados de artigos científicos sobre tratamento, diagnóstico, malefício e prognóstico são aplicáveis à prática clínica. Vai também desenvolver competências na leitura, interpretação e avaliação de revisões sistemáticas, normas de orientação, estudos qualitativos e sobre como se pode dinamizar um Journal Club.

Os melhores cuidados médicos são aqueles que integram as preferências do doente, a experiência do médico e a melhor prova científica disponível. No entanto, manter-se ao corrente da melhor prova científica tem várias barreiras:
- Os médicos têm uma prática assistencial exigente e pouco tempo para a avaliação da melhor prova científica;
- Fazem-no com menos frequência do que gostariam por isso é difícil recordarem-se de todos os passos necessários;
- Frequentemente desanimam ao ler a parte da estatística;
- Nunca lhes foi dito se a forma como leem um artigo é correta.

O curso tem coordenação de: Prof. Doutor Bruno Heleno, Mestre David Rodrigues e Prof.ª Doutora Isabel Santos

Inscreva-se aqui até 31 de maio de 2016

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas