NOVA Medical School distinguida com medalha do Ministério da Saúde

Medalha_Ouro_Nova

A NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade NOVA de Lisboa (NMS|FCM-NOVA), recebeu no dia 22 de Abril a Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde.

A distinção foi entregue pelo ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo, após a Cerimónia de Entrega do Prémio de Investigação Santander Totta/Universidade NOVA de Lisboa ao projecto sobre o Alzheimer tardio, liderado pela Investigadora Cláudia Almeida do CEDOC-NMS|FCM.

Nas palavras proferidas pela Secretária-Geral do Ministério da Saúde, Dr.ª Sandra Cavaca, a NOVA Medical School l Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa ocupa um lugar fundamental na formação de jovens médicos.

Inovadora, propôs um novo modelo de ensino médico, lançando as bases para uma estreita cooperação com os hospitais, designadamente com as unidades que agora integram o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e com muitas outras unidades hospitalares e de cuidados primários de saúde.

Com uma substancial oferta de cursos e programas de pós-graduação e investigação, conta com um número significativo de grupos de excelência em biomedicina, investigação translacional, investigação clínica e epidemiologia e serviços.

O seu primeiro pólo de investigação foi dedicado às doenças crónicas. A abertura recente do Pólo de Investigação do Campus de Santana veio reforçar as actividades pedagógicas e contribuir para o desenvolvimento da investigação. Dá-se como exemplo o curso de Iniciação à Investigação para clínicos.

Na Cerimónia de entrega da Medalha, o director da NMS|FCM, Professor Doutor Jaime da Cunha Branco, afirmou ser uma honra receber esta distinção e atribuiu-a a todos os trabalhadores da Faculdade: docentes, investigadores e não-docentes pelo bom trabalho realizado e que tem como resultado os milhares de excelentes médicos e investigadores já formados por esta instituição e pelos que irão continuar a ter formação na NOVA Medical School| Faculdade de Ciências Médicas da NOVA.

O director da NMS|FCM garantiu ao ministro da Saúde que esta distinção é mais um incentivo para a continuação e melhoria do trabalho realizado até agora.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas