Gripe: taxa de vacinação em idosos superior à do ano passado em 40%
DATA
03/12/2013 15:52:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Gripe: taxa de vacinação em idosos superior à do ano passado em 40%

[caption id="attachment_5136" align="alignleft" width="300"]georgefrancisco “Foram enviadas orientações às administrações regionais de saúde (ARS) e a todos os CS no sentido de, em função das disponibilidades de cada unidade, poder ser alargada a vacinação gratuita sobretudo a doentes com indicação médica para fazer a protecção contra a gripe”, tal como já sucedeu no ano passado, afirmou o director-geral da Saúde, Francisco George[/caption]

A taxa de cobertura da vacinação contra a gripe é superior em 40% à registada em período homólogo do ano passado na população idosa, adiantou o director-geral da Saúde, Francisco George.

Indicando que a grande maioria das pessoas com mais de 65 anos já estarão vacinadas, o responsável da Direcção-Geral da Saúde (DGS) indicou que os centros de saúde (CS) poderão, a partir de agora, alargar as vacinas gratuitas também à restante população de risco, como os doentes crónicos.

“Foram enviadas orientações às administrações regionais de saúde (ARS) e a todos os CS no sentido de, em função das disponibilidades de cada unidade, poder ser alargada a vacinação gratuita sobretudo a doentes com indicação médica para fazer a protecção contra a gripe”, tal como já sucedeu no ano passado, afirmou o director-geral da Saúde.

Segundo Francisco George, este procedimento não é inovador e ocorre quando as autoridades começam a identificar uma descida da vacinação na população idosa, alargando a gratuitidade a quem mais precisa de ser imunizado. Aliás, o responsável está convicto de que a maioria dos idosos já foi vacinada, com a taxa de cobertura a ser superior em 40% à do ano passado na mesma altura para este grupo que tem vacinas gratuitas nos centros de saúde.

“Houve mais procura durante o mês de Outubro e durante as primeiras semanas do mês de Novembro”, indicou, acrescentando que ainda não há actividade gripal em Portugal.

Este ano, o Estado adquiriu cerca de 1,1 milhões de vacinas contra a gripe destinadas a serem administradas nos CS, a acrescentar às mais de 500 mil que foram distribuídas pelas farmácias para poderem ser compradas mediante receita médica.

Sejam Felizes
Editorial | António Luz Pereira, vice-presidente da APMGF
Sejam Felizes

O início de cada ano é também o início do percurso de milhares de novos médicos. A todos, mas especialmente aqueles que como nós escolheram como futuro ser Médico de Família, queremos receber-vos com um desejo e um desafio. Que sejam felizes e façam com que aqueles que se cruzam convosco sejam felizes. Desejamos profundamente que este internato de formação específica em MGF seja um caminho de felicidade. Que se sintam totalmente realizados por terem escolhido a melhor especialidade do mundo. Que sejam felizes no internato, para que possam ser ainda mais felizes fora dele.

Mais lidas