Manuel Rodrigues Pereira: Parceria do GE Diabetologia com APDP é "quase obrigatória"
DATA
25/11/2022 10:41:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Manuel Rodrigues Pereira: Parceria do GE Diabetologia com APDP é "quase obrigatória"

Manuel Rodrigues Pereira, do Grupo de Estudos de Diabetologia da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), fez parte do painel do 4.º Congresso Nacional da APDP, como dinamizador de duas sessões: “Diabetes e cancro – causa ou consequência?” e “Diabetes e COVID-19”, realizadas em parceria com o Grupo da APMGF. Ao assegurar que o principal objetivo será “fornecer mais qualidade de vida” às pessoas com diabetes, o especialista de MGF considera que todas as parcerias com associações e sociedades médicas da área da diabetes são necessárias para uma melhor cooperação entre os profissionais envolvidos nos cuidados à pessoa com diabetes. Assista à entrevista na integra.

Manuel Rodrigues Pereira identifica a Associação Portuguesa dos Diabéticos de Portugal (APDP) como “uma instituição de referência a nível nacional e internacional”, daí ser “muito interessante, e quase obrigatório, estabelecer parcerias com Sociedades e Associações que estejam de alguma forma ligadas à diabetes e aos cuidados da pessoa com diabetes”.

Sendo a diabetes um problema “altamente prevalente no mundo ocidental, incluindo em Portugal”, há que ter em consideração uma série de complicações associadas a esta doença. “Ao longo dos últimos anos temos conseguido trabalhar, nas pessoas com diabetes, o risco cardiovascular, o controlo glicémico, mas também outros fatores de risco”, salienta.

Os dados apresentados no congresso também vieram assinalar o impacto que a pandemia por COVID-19 teve, na humanidade, e, em particular, nas pessoas com diabetes, tendo em conta que estas “estariam mais vulneráveis ao vírus”. Manuel Rodrigues Pereira, deixa ainda a mensagem de que há esperança de que a vacinação promova uma maior proteção a este grupo de doentes, e por isso, conclui que se avizinha “um bom futuro”.

O 4.º Congresso Nacional da APDP decorreu nos dias 17 e 18 de novembro, no Centro Ismaili de Lisboa.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.