“MGF pelo mundo”, desta vez, até França
DATA
01/04/2022 11:01:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

“MGF pelo mundo”, desta vez, até França

Alberto Pais, especialista em MGF, exerce em França e participou no 39.º Encontro Nacional da APMGF contribuindo com a sua experiência fora de Portugal. A apresentação das diferenças entre os sistemas de saúde foi o ponto de partida para a palestra. Veja o vídeo.

Um dos principais pontos referidos foi o sistema liberal que se vive em França. A liberdade de escolha do paciente, ou do próprio médico, bem como a flexibilização do horário que permite ao médico de família encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Além disso, Alberto Pais referiu o facto de “não existe carteira básica de serviços, são os médicos que decidem os serviços que querem prestar”. Em França, a pediatria e as consultas de planeamento familiar também são encargos retirados aos médicos de família.

A experiência do especialista em MGF permite confirmar que o sistema liberal francês oferece mais liberdade, respeito e qualidade de vida aos médicos de família.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.