CURSO SAVIC CONSULTÓRIO: Formação em IC para MGF
DATA
05/11/2019 15:27:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



CURSO SAVIC CONSULTÓRIO: Formação em IC para MGF

O coordenador nacional do Curso Avançado de Suporte de Vida em Insuficiência Cardíaca, Rui Baptista, falou com o Jornal Médico e explicou em detalhe o SAVIC Consultório, o curso que consiste numa formação orientada sobre a Insuficiência Cardíaca (IC).

JORNAL MÉDICO (JM) | O que é o curso SAVIC Consultório? 

RUI BAPTISTA (RB) | O Curso Savic Consultório consiste numa formação orientada sobre a IC, mas particularmente sobre o seguimento em ambulatório de doentes com IC crónica. O SAVIC Consultório foi desenvolvido e implementado no Brasil por um conjunto de médicos brasileiros e trazido para Portugal em janeiro de 2019. 

JM | Em que consiste o curso SAVIC? 

RB | Trata-se de uma formação com a duração de uma tarde em que é revista de forma sistemática a abordagem ao doente com IC crónica, focando esta abordagem no algoritmo DIS - Diagnóstico Intervenção e Seguimento. Com a utilização deste algoritmo os médicos são guiados posteriormente, e através da discussão de casos clínicos interativos, sobre a melhor forma de abordar o doente IC crónica em ambulatório. 

JM | Quão importante é para o especialista de MGF a participação no curso?

RB | A meu ver a participação dos medicos de família neste curso é de extrema importância. A IC é uma doença com um diagnóstico difícil, inúmeras operações terapêuticas e com um seguimento que também pode não ser fácil. A vantagem do curso SAVIC Consultório é a organização e a transformação em algoritmos, de todos os passos que são utilizados para a gestão bem sucedida do doente com IC. Penso que a sistematização que este curso fornece a quem vá lidar com os doentes no dia a dia é de extrema utilidade. Além disso, passar uma tarde com os formadores – pessoas com prática no tratamento da IC – e com os outros colegas é extremamente estimulante. É também de referir que, no caso de vários médicos do mesmo centro de saúde ou USF fazerem o curso, têm a grande vantagem de ficarem todos a “falar a mesma língua”, o que naturalmente gera grande interesse a nível da abordagem em termos comunitários da IC crónica. 

JM | O crescente interesse em torno da IC tem-se traduzido num maior número de inscrições no curso SAVIC?

RB | Felizmente, quer o curso SAVIC, quer o SAVIC Consultório, têm tido uma aceitação muito boa por parte da comunidade médica em Portugal. Nos últimos três anos fizemos mais de 50 cursos SAVIC, que envolveram mais de 700 médicos. Este elevado número de participações é muito positive, pois a linguagem comum chega a muitos profissionais. 

JM | Existem próximas datas e locais de realização agendados?

RB | Todas as datas e localizações podem ser consultadas no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) – no separador Academia Cardiovascular.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas