Otoneurologia em MGF
DATA
13/08/2019 12:26:21
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Otoneurologia em MGF

A CUF Academic and Research Medical Center promove, no próximo dia 3 de outubro, o Encontro Otoneurologia em MGF. O Jornal Médico falou com o coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas, José Saraiva, para avaliar as expetativas e objetivos do evento.

JORNAL MÉDICO (JM) | Como surgiu o Encontro Otoneurologia em MGF e quais os seus principais objetivos?

JOSÉ SARAIVA (JS) | Desde há cinco anos que o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas organiza regularmente este Encontro, com vista a aproximar os colegas de Medicina Geral e Familiar (MGF) dos temas da área da Otoneurologia habilitando-os a diagnosticar e muitas vezes tratar mais facilmente situações que surgem frequentemente nas consultas.

Desde o primeiro Encontro que os laboratórios Mylan nos têm apoiado nesta aproximação do nosso departamento de Otoneurologia – liderado pela Teresa Matos – e os colegas de MGF.

JM | Quão importante é este Encontro para os colegas de MGF?

JS | A importância resulta de encontrarem neste encontro um espaço de diálogo aberto para esclarecimento de dúvidas sobre as várias entidades clínicas e para poderem munir-se de mais ferramentas para uma correta abordagem diagnóstica, bem como tomar contacto com as novas terapêuticas disponíveis para diferentes situações clínicas.

JM | Quais serão os principais temas em debate?

JS | Os principais temas a discutir no Encontro do próximo dia 3 de outubro são a síndrome vestibular agudo, a enxaqueca vestibular, a doença de Meniére e a VPPB; sobre todos eles abordaremos o diagnóstico e o respetivo tratamento.

Por último, será ainda abordado o tema de reabilitação vestibular.

JM | Este tema preenche uma possível lacuna na formação dos especialistas de MGF?

JS | Pensamos que estes Encontros de Otoneurologia podem ajudar os especialistas de MGF na atualização dos conhecimentos sobre esta área específica da Otorrinolaringologia e que vem ocupando cada vez mais espaço no dia-a-dia das consultas dos colegas de MGF. Daí que estes Encontros tenham todos os anos uma grande procura por parte dos especialistas de MGF.

Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos
Editorial | Jornal Médico
Serviço Nacional de Saúde – 40 Anos

Reler as origens do Serviço Nacional de Saúde ajuda a valorizar o presente e pode ser uma forma de aprender para investir no futuro com melhor fundamentação

Mais lidas