Sofia Duque: curso de introdução à Geriatria pretende “criar respostas mais especializadas para os idosos”
DATA
15/02/2023 09:30:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Sofia Duque: curso de introdução à Geriatria pretende “criar respostas mais especializadas para os idosos”

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o Curso de Introdução à Geriatria em março com três módulos online e um módulo presencial. “O envelhecimento populacional é um fenómeno demográfico com repercussão nos serviços de saúde, verificando-se aumento crescente do número de idosos nas Enfermarias de Medicina, nas Consultas Externas e nos Serviços de Urgência e os profissionais de saúde sentem cada vez mais a necessidade de dar uma resposta mais especializada aos idosos” afirma Sofia Duque, Coordenadora do NEGERMI.

Os doentes idosos apresentam frequentemente várias síndromes geriátricas, condições que habitualmente são subdiagnosticadas na abordagem médica tradicional apesar do enorme impacto na qualidade de vida da pessoa idosa.

São exemplos destas condições a instabilidade e quedas, a imobilidade, a incontinência urinária e fecal, a deterioração cognitiva, a iatrogenia, a malnutrição, a depressão, entre outras. Por outro lado, a pessoa idosa apresenta simultaneamente problemas de natureza económica e social. De forma a otimizar a abordagem da pessoa idosa é necessária uma avaliação holística.

“Como a formação em Geriatria ainda não faz parte da formação pré- e pós-graduada de forma generalizada, este curso é de facto uma mais-valia para todos aqueles que diariamente tratam e cuidam dos idosos” conclui Sofia Duque. Salienta ainda a mais-valia que constitui a oportunidade de durante 1 dia, presencialmente e em grupos pequenos de formandos, se discutirem entre pares, casos clínicos baseados em doentes reais. A discussão será interativa e informal, permitindo aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na componente teórica. Todos os formadores são médicos internistas com competência em Geriatria e trabalhando há vários anos com doentes idosos e aplicando a Avaliação Geriátrica Global.  

O curso destina-se a Médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, Médicos de outras especialidades, Médicos da Formação Geral, Alunos de Medicina e outros profissionais de saúde que prestem cuidados a pessoas idosas.

 Esta formação é composta por três módulos online e um presencial. Os módulos online são nos dias 3, 6 e 8 de março de 2023. O módulo presencial é no dia 11 de março, em Lisboa. 

Saiba mais aqui.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.