FNAM mantém greve para 8 e 9 de março
DATA
08/02/2023 16:49:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




FNAM mantém greve para 8 e 9 de março

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) mantém a greve de 8 e 9 de março, após reunião negocial em que não se abordaram medidas para melhorar as condições de trabalho dos médicos, nomeadamente, do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Após a ausência de Manuel Pizarro, ministro da Saúde, na reunião de hoje, 8 de fevereiro, a FNAM refere que “apenas se discutiu o pagamento de horas extraordinárias em serviço de urgência”. “O Ministério da Saúde continua a adiar a negociação das medidas que contrariem a desvalorização salarial dos médicos e a degradação acentuada das suas condições de trabalho. O Governo prefere promover um regime em que os médicos, que trabalharam oito milhões de horas extraordinárias, em 2021, são desrespeitados e tratados como autómatos”, salienta a comissão executiva da FNAM.

Perante esta situação, a FNAM mantém a greve agendada para 8 e 9 de março. “Esta é uma luta não só dos médicos, que pretendem condições de trabalho dignas e salários justos, mas de toda a população, em defesa de um SNS acessível e de qualidade”, reforça.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.