APMGF promove webinar "Pagamento por Desempenho em Cuidados de Saúde Primários"
DATA
30/11/2022 10:31:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


APMGF promove webinar "Pagamento por Desempenho em Cuidados de Saúde Primários"

No próximo dia 17 de dezembro, a partir das 10h30, a APMGF irá realizar o webinar "Pagamento por Desempenho em Cuidados de Saúde Primários". Este webinar começará com uma breve introdução a cargo de um representante do Grupo de Estudos de Gestão em Saúde da APMGF (Gest.APMGF), à qual se seguirá uma apresentação de Julian Perelman, professor associado com agregação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). 

O investigador da ENSP irá focar alguns aspectos históricos do pagamento por desempenho, a evolução deste tipo de pagamento em Portugal, as evidências em torno dos benefícios que comporta e também as perspetivas de como no futuro poderão ser aplicados mecanismos de pagamento por desempenho no setor da saúde. No final da formação, haverá espaço para aproximadamente 30 minutos para questões e dúvidas.

“O pagamento pelo desempenho foi considerado, no passado recente, como tendo um forte potencial para promover ganhos em saúde e eficiência. No entanto, a sua aplicação prática não tem sempre resultado nos ganhos esperados, nem em Portugal nem nos muitos países onde tem sido implementado. Esta sessão terá por objetivo debater os resultados do modelo, os seus diferentes desenhos, e os mecanismos que explicam os resultados obtidos, com um foco específico no caso português”, avança Julian Perelman.

Pode inscrever-se através deste link.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.