No último episódio do vodcast “Cara a Cara com a Gripe”, lançado pela Sanofi, em parceria com o Jornal Médico, Filipe Froes conversa com Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), acerca do papel dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), em particular dos médicos de família, no incentivo à vacinação antigripal.
O especialista salienta que “os médicos de família são absolutamente cruciais para aumentar a taxa de cobertura vacinal e melhorar ainda mais os resultados obtidos nos últimos anos”.
Baixar o limiar da idade, gradualmente para os 60 anos ou, eventualmente, para os 50, dependendo das patologias associadas, e vacinar crianças, “sobretudo as mais pequenas mesmo que saudáveis”, são algumas das sugestões para reforçar a cobertura vacinal dos próximos anos.
Em quatro vodcasts, moderados pelo pneumologista Filipe Froes, reconhecidos especialistas nacionais respondem “Cara a Cara com a Gripe”.
Aceda ao quarto, e último episódio, aqui.
Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.