Entidades juntam-se na criação de sistema contra propagação de infeções
DATA
28/09/2022 10:21:13
AUTOR
Sofia Pinheiro
ETIQUETAS


Entidades juntam-se na criação de sistema contra propagação de infeções

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) em conjunto com uma empresa de Setúbal, desenvolveram um novo sistema de desinfeção que pode ajudar a combater a disseminação de infeções.

Em comunicado, a UC afirmou que se trata de uma solução “inovadora rápida e fácil de usar” na desinfeção de tecidos, vestuário e calçado. “O designado NovirBox é um armário de desinfeção que recorre à nebulização ultrassónica do desinfetante VIRCOV BAC 360 da Inokem”. O sistema foi desenvolvido por investigadores de Coimbra, através da Coleção de Culturas de Bactérias da UC em colaboração com a Dynasys, empresa de engenharia eletrónica e telecomunicações.

“Graças à tecnologia de nebulização ultrassónica do NovirBox, é possível gerar um aerossol do desinfetante com gotículas extremamente pequenas, o que permite que este penetre nos poros dos tecidos da roupa e chegue a todas as zonas do calçado”, segundo os criadores do “armário inovador”. O sistema de desinfeção, “automático, programável, rápido e fácil de usar”, pode ser usado à temperatura ambiente e não molha os tecidos ou o calçado.

Tirando partido da sua “vasta e diversificada coleção de microrganismos”, a UCCCB testou a capacidade do desinfetante e de todos os protótipos do NovirBox “contra uma ampla gama de microrganismos”. Os responsáveis pelo projeto esclareceram que “pode, assim, tornar-se crucial na prevenção da disseminação de infeções em lojas de roupa e calçado, nas quais os itens são amplamente manipulados, mas também em espaços como hospitais, laboratórios, ginásios, escolas e indústrias, entre outros”.

Também a diretora da Coleção de Culturas de Bactérias da UC, Paula Morais, esclareceu que “testámos a eliminação de esporos bacterianos, de vírus e de bactérias gram-negativas e gram-positivas. Os ensaios realizados na UCCCB incluíram a testagem dos protótipos do NovirBox na desinfeção de tecidos e de calçado”.

Os resultados deste trabalho foram publicados na revista especializada International Journal of Environmental Research and Public Health, que “demonstram que a nebulização ultrassónica usada no NovirBox é altamente eficaz na desinfeção dos produtos testados”, adiantou a instituição.

Paula Morais destacou que o surgimento da pandemia da COVID-19 “destacou a importância dos processos de desinfeção na segurança da saúde”. A docente da FCTUC sublinhou que “têxteis e calçado foram identificados como vetores de disseminação de infeções. Além disso, o risco de surgimento de novas variantes de SARS-CoV-2 e de novas pandemias, como a varíola dos macacos, juntamente com o crescente problema de microrganismos multirresistentes, torna necessário o desenvolvimento de novos e melhores métodos de desinfeção”.

Para os investigadores da UC envolvidos no trabalho, Paula Morais, Diogo Proença, Beatriz Rito e Tiago Henriques, “encontrar um método eficiente para a desinfeção rápida de têxteis e calçado pode ser decisivo para controlar a propagação de infeções”.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.