FNAM reúne Conselho Nacional para responder à nova situação política na saúde
DATA
23/09/2022 09:47:49
AUTOR
Sofia Pinheiro
ETIQUETAS

FNAM reúne Conselho Nacional para responder à nova situação política na saúde

No dia 24 de setembro, no Porto, reúnem-se com o Ministério da Saúde, em Conselho Nacional, os sindicatos da Federação Nacional dos Médicos (FNAM).

Na última reunião de 27 de julho, o Ministério da Saúde acordou com os sindicatos iniciar um processo negocial, que inclui uma nova grelha salarial para os médicos, a renegociação do acordo coletivo de trabalho e a implementação de um novo regime de trabalho. Também para salvaguardar a valorização efetiva do trabalho em serviço de urgência foi assinado o protocolo de acordo negocial, no passado mês de agosto.

Para a FNAM, o compromisso negocial já assumido, não pode ser suspenso, ou adiado, dado o desgaste dos médicos por condições de trabalho cada vez mais duras e pela falta de perspetivas de progressão na carreira. Segundo a FNAM também os doentes necessitam de um SNS devidamente capacitado de recursos humanos médicos e considera que a mudança da equipa ministerial, a aprovação do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o anúncio de uma direção executiva para o SNS, foram comboiados por um total silêncio relativamente às negociações com os médicos.

O Conselho Nacional da FNAM irá analisar a situação atual e adotar as medidas que considere necessárias para defender o interesse dos médicos e dos seus doentes. Tendo em vista essa intenção, os sindicatos médicos enviaram um ofício para o ministro da Saúde, a solicitar agendamento de nova reunião negocial.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.