Rui Nunes apresenta mandatária nacional da candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos
DATA
18/07/2022 09:58:50
AUTOR
Jornal Médico
Rui Nunes apresenta mandatária nacional da candidatura a bastonário da Ordem dos Médicos

O candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos, Rui Nunes, apresenta amanhã, 19 de julho, pelas 16h30, a mandatária nacional da candidatura, Sofia Baptista, especialista em Medicina Geral e Familiar. 

Sofia Baptista "é uma jovem médica que nos garante uma visão irreverente e apaixonada à candidatura”, salienta Rui Nunes. A escolha pretende, igualmente, “destacar a importância que a Medicina Geral e Familiar terá para esta candidatura”. “O médico de família tem um papel central na prestação de cuidados de Saúde à população, na despistagem e identificação de problemas de saúde que pode revelar problemas mais graves e que, por isso, têm de ser encaminhados para outras especialidades”, acrescenta Rui Nunes.

A médica especialista em Medicina Geral e Familiar, Sofia Baptista fez o seu percurso académico na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde concluiu o seu mestrado integrado em Medicina e o doutoramento em Medicina. A especialista é ainda professora auxiliar no departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS), investigadora integrada no CINTESIS e médica de família na UCSP Foz do Douro (ARS Norte).

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.