A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) oficializou o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro. O projeto envolve médicos, professores, investigadores e estudantes de maneira a prestar melhores cuidados de saúde às populações da região Norte.
“Com sede na UTAD, o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro será uma mudança do paradigma na prestação de cuidados de saúde. É um projeto verdadeiramente inovador, assente na filosofia ‘one health’ e que permitirá um maior avanço na aplicação do conhecimento e da evidência científica aos serviços e à prática clínica, contribuindo para a melhoria generalizada dos cuidados de saúde”, afirma o reitor Emídio Gomes.
A abertura deste espaço potenciará a criação e a aplicação do conhecimento científico na área da saúde, proporcionar formação pré e pós-graduada e, ainda, o treino dos profissionais.
“Ao inaugurar uma nova etapa do ensino e da investigação das ciências médicas no nosso País, o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro vai ser a célula-mãe para uma futura formação médica graduada na UTAD”, refere Emídio Gomes.
Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.