Mulheres até 50 anos já podem aceder a tratamentos de PMA no SNS
DATA
28/03/2022 08:53:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Mulheres até 50 anos já podem aceder a tratamentos de PMA no SNS

A mulheres com idade até 50 anos que tenham material reprodutivo preservado devido a doença grave podem agora aceder a tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA) no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Segundo a norma da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e da Direção Geral de Saúde (DGS), passa também a ser possível a mulheres que não ultrapassem os 40 anos, aceder a tratamentos de preservação do potencial reprodutivo. 

Até ao momento, os tratamentos só podiam ser realizados a mulheres até aos 42 anos para indução da ovulação e inseminação intrauterina, e até aos 40 anos para fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoide.

O Ministério da Saúde fixa as regras de acessibilidade a técnicas de PMA baseadas em razões de ordem clínica e de custo benefício em saúde materna e infantil.

Pode consultar a norma aqui.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.