SPMI abre Curso de Introdução à Geriatria focado no processo de envelhecimento
DATA
14/03/2022 14:02:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


SPMI abre Curso de Introdução à Geriatria focado no processo de envelhecimento

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lança Curso de Introdução à Geriatria, destinado aos profissionais de saúde. Dividido em quatro módulos, os três primeiros serão online, a realizar nos dias 28 e 30 de março e 1 de abril. O último módulo será presencial, em Lisboa, no dia 6 de abril.

“Este é um curso que já vai para a 11ª edição.  O objetivo deste curso é ensinar e transmitir conceitos que são considerados princípios fundamentais da Geriatria. Em primeiro lugar abordar-se-á as alterações fisiológicas do envelhecimento, e que têm consequências na terapêutica farmacológica. Posteriormente iremos falar sobre a metodologia de avaliação da Geriatria que é a avaliação geriátrica global e as várias síndromes geriátricas”, afirma Sofia Duque, Coordenadora do NEGERMI referindo que “iremos falar, por exemplo, de alterações cognitivas, problemas nutricionais, da instabilidade e quedas”.

A médica internista, Sofia Duque reforça a ideia de que abordagem destas síndromes geriátricas não são exclusivas de nenhuma especialidade médica, mas são das condições que têm maior impacto na qualidade de vida das pessoas e no seu bem-estar.

“A grande mais-valia deste curso, é que o módulo presencial vai permitir a aplicação destes conceitos mais teóricos de um ponto de vista prático, aplicando os vários conceitos a casos clínicos de doentes reais, vai ser um componente presencial e, como tal, vai permitir a discussão interativa, entre os formadores e os formandos”, conclui Sofia Duque.

A inscrição do Curso de Introdução à Geriatria pode ser feita aqui.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.