SNS condecorado com Ordem honorífica mais importante de Portugal
DATA
03/03/2022 09:17:06
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


SNS condecorado com Ordem honorífica mais importante de Portugal

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi condecorado, ontem, dia 1 de março,  pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Membro Honorário da antiga Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, honrando todos os profissionais de saúde e o trabalho desenvolvido. Esta é a maior ordem honorífica a nível nacional.

O Presidente da Républica frisou os “atos e serviços excecionais prestados, em particular durante a pandemia a Portugal, aos portugueses e a outros cidadãos” pelo SNS e a “abnegação e sacrifício” dos seus profissionais de saúde.

A COVID-19 matou em dois anos mais de 21 mil pessoas em Portugal, infetou mais de três milhões, e levou a 35 milhões de testes. Foram administradas 22 milhões de vacinas em quase nove milhões de portugueses.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.