×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 34880
Campanha “Dê troco a quem precisa” angariou 15 mil euros para apoio a medicamentos

A campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, angariou um apoio monetário de mais de 15 mil euros, num total de 24.505 donativos que revertem, na íntegra, para o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.

Esta decorreu entre 13 e 21 de dezembro, na altura os portugueses foram convidados a doar o troco das suas compras nas 635 farmácias aderentes. O valor angariado permite que mais 158 pessoas carenciadas sejam apoiadas no acesso a medicamentos durante um ano.

“Os portugueses demonstraram, mais uma vez, que têm bastante presente o sentido de solidariedade para com os mais frágeis da sociedade. Este projeto é conduzido pela nobre missão de apoiar quem não tem capacidade financeira para pagar os seus próprios medicamentos e temos a certeza que esta é uma realidade persistente contra a qual devemos continuar a lutar”, relevou Maria de Belém Roseira, associada fundadora da Associação Dignitude.

A nível nacional, o Programa abem: já apoiou 25.893 beneficiários, desde o seu início, em maio de 2016, dos quais cerca de 13% são crianças. “Este apoio permitiu o acesso aos medicamentos a pessoas que, de outra forma, não conseguiriam tratar as doenças de que padecem contribuindo, assim, para a diminuição da pressão sobre o SNS e a sociedade no seu conjunto”, frisou a associação.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.