Estudo identifica o vírus que pode ser responsável pela esclerose múltipla
DATA
17/01/2022 12:30:57
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Estudo identifica o vírus que pode ser responsável pela esclerose múltipla

Um novo estudo de investigadores norte-americanos revelou que a esclerose múltipla pode ser provocada pelo vírus Epstein-Barr, identificando assim, pela primeira, vez um provável culpado para esta doença autoimune. Esta nova investigação é “o primeiro estudo a fornecer evidências convincentes de causalidade”, frisou Alberto Ascherio, principal autor e professor de epidemiologia da Harvard School of Public Health.

O estudo, publicado esta semana na revista Science, mostra que este vírus é necessário para o desenvolvimento da esclerose múltipla, mesmo que todas as pessoas infetadas não desenvolvam esta doença.

Esta hipótese já vinha a ser estudada há vários anos, mas era difícil de comprovar, uma vez que este vírus é muito comum e os sintomas da doença só começam cerca de dez anos após a infeção.

"Este é um passo importante, pois sugere que a maioria dos casos de esclerose múltipla pode ser prevenida com a interrupção da infeção causada pelo vírus Epstein-Barr", acrescentou, Alberto Ascherio, citado no comunicado.

Para o investigador, a segmentação deste vírus “pode levar à descoberta de uma cura".

A equipa de cientistas acompanhou durante 20 anos mais de dez milhões de jovens alistados no Exército norte-americano, dos quais 955 foram diagnosticados com esclerose múltipla durante o serviço militar. O risco de contrair esclerose múltipla aumentou 32 vezes após o paciente ser infetado pelo vírus Epstein-Barr, mas permaneceu inalterado após a infeção por outros vírus.

Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?
Editorial | Jornal Médico
Mulher, autonomia e indicadores – uma história de retrocesso?

O regime remuneratório das USF modelo B há muito que é tema para as mais diversas discussões, parecendo ser unânime a opinião de que necessita de uma revisão, inexistente de forma séria desde a sua implementação.