Um total de 306 mil pessoas, entre crianças, professores e funcionários escolares, foram vacinadas contra a COVID-19 entre 06 e 09 de janeiro, tendo os menores recebido a primeira dose e os adultos a dose de reforço.
Segundo dados preliminares divulgados em comunicado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), “201 mil crianças entre os 5 e os 11 anos foram inoculadas com uma primeira dose nestes quatro dias”.
No mesmo período, cerca de 87 mil pessoas do grupo prioritário de vacinação “comunidade escolar” (professores e funcionários de escolas básicas e secundárias) receberam a dose de reforço, bem como cerca de 18 mil pessoas das “respostas sociais na infância” (pessoal de creches e ATL).
A mesma nota alude que se trata de dados preliminares, uma vez que no momento em que foi divulgada a contabilidade feita ainda havia alguns centros de vacinação a administrarem vacinas.
De acordo com os SPMS, das 201 mil crianças dos 5 aos 11 anos que iniciaram a vacinação, entre quinta-feira e as 18H00 de domingo, 44 mil receberam a primeira dose na manhã de domingo.
A vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos decorreu em dois períodos, no fim de semana de 18 e 19 de dezembro e entre 6 e 9 de janeiro.
O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.