IPO do Porto lança podcast para ajudar doentes a viver com o cancro
DATA
03/12/2021 10:06:44
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



IPO do Porto lança podcast para ajudar doentes a viver com o cancro

“Cancro Sem Temor”. É este o nome do podcast lançado pelo Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), que pretende ajudar os doentes a viver com a doença.

Segundo a mentora do projeto e médica oncologista no IPO do Porto, Susana Sousa, em declarações à agência Lusa, este podcast, em que cada episódio tem a duração de 30 minutos, pretende “realçar a importância de aprender a viver com cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência”.

“Os episódios abordam temas bastante importantes sobre o cancro. Para quem está em casa, no carro ou até a fazer os tratamentos, podem ouvir, refletir e reconhecer muito do que ouvem nelas próprias”, disse.

Conduzidos por uma jornalista, os episódios pretendem fazer ver aos doentes com cancro que “não estão sozinhos”, nem nas suas ideias, nem sofrimentos ou perspetivas.

“A perspetiva é sempre esta: É possível viver com esta doença, arranjar mecanismos e ouvir os outros doentes e profissionais que lidam com isto todos os dias”, acrescentou a médica.

O podcast ficará disponível na plataforma Youtube, estando previsto que os episódios sejam lançados de 15 em 15 dias, à exceção da época natalícia.

#sejamestrelas
Editorial | António Luz Pereira
#sejamestrelas

Ciclicamente as capas dos jornais são preenchidas com o número de novos médicos. Por instantes todos prestam atenção aos números. Sim, para muitos são apenas números. Para nós, são colegas que se decidiram pelo compromisso com os utentes nas mais diversas áreas. Por isso, queremos deixar a todos, mas especialmente aqueles que abraçaram este ano a melhor especialidade do Mundo uma mensagem: “Sejam Estrelas”.

Mais lidas