SPMI lança curso focado na institucionalização do idoso
DATA
25/10/2021 17:41:20
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SPMI lança curso focado na institucionalização do idoso

O Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar a 29 e 30 de outubro, em formato online, o curso “Abordagem ao Idoso Institucionalizado”. Esta ação formativa destina-se a internos ou especialistas em Medicina Interna, médicos de outras especialidades e internos de Formação Geral e enfermeiros.

 

De acordo com Pedro Madeira Marques, interno de Medicina Interna e um dos moderadores responsáveis pela formação, este é “um dos poucos cursos dirigidos à abordagem dos doentes idosos institucionalizados em Portugal” fornecendo “ferramentas diferenciadas, aos profissionais de saúde que trabalhem nestas instituições, focando os problemas específicos e únicos desta faixa etária”.

Fisiologia, síndromes geriátricas e sua gestão, a nutrição e a hidratação do doente institucionalizado, a reabilitação motora, os cuidados paliativos e os cuidados em fim-de-vida, a comunicação com o doente idoso com alterações da cognição e sensoriais são algumas das temáticas que vão estar em cima da mesa ao longo dos dois dias de curso. O médico e catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, primeiro professor e regente de Geriatria naquela instituição, João Gorjão Clara, será também um dos moderadores.

As inscrições estão abertas no site da SPMI.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas