Quatro especialidades agora mais relevantes no Hospital de Braga
DATA
26/08/2021 17:35:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Quatro especialidades agora mais relevantes no Hospital de Braga

Psicologia, Infeciologia, Neurorradiologia e Nutrição. Estes serviços no Hospital de Braga foram alvo de restruturação, conferindo-lhes maior autonomia e diferenciação.

A aposta na autonomização justifica-se pelo crescimento da atividade assistencial verificada nas especialidades em causa, argumenta a liderança do Hospital de Braga, em comunicado enviado à agência Lusa.

São áreas de “relevante importância na prestação de cuidados de saúde à população”, refere a nota, a propósito da reorganização daqueles serviços.

Durante este ano, em Infeciologia, Nutrição e Psicologia, já foram seguidos em consulta cerca de 7.600 doentes, registo que supera os 9.000 em Neurorradiologia, considerando, aqui, exames e procedimentos distintos.

O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, assinala que a estratégia definida passa por reforçar a capacidade de resposta hospitalar, “proporcionando serviços de saúde com equipas e recursos mais estruturados”.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.