O Hospital Distrital de Santarém (HDS) vai passar a ceder medicamentos antipsicóticos simples, de forma gratuita, aos doentes seguidos em ambulatório.
Os medicamentos em causa têm de ser prescritos por médicos especialistas em Psiquiatria, Psiquiatria da infância e adolescência ou Neurologia, nos hospitais públicos.
Esta medida dá resposta ao despacho do Secretário de Estado da Saúde, que determina a dispensa gratuita, no Serviço Nacional de Saúde (SNS), de medicamentos antipsicóticos simples pertencentes ao grupo 2 – sistema nervoso central.
Para a diretora do Serviço de Psiquiatria do HDS, Paula Pinheiro, “a implementação deste despacho vem trazer grande benefício na qualidade de vida dos doentes acompanhados no nosso Serviço e que tem sido possível graças à dedicação e colaboração de todos os envolvidos”.
Conforme é referido no diploma, a cedência gratuita destes medicamentos constitui “um passo importante nos processos de adesão à terapêutica, tendo como consequência a redução das respetivas intercorrências”.
Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.