Plataforma Imune.pt: para clarificar a desinformação sobre o tema da vacinação
DATA
23/06/2021 17:21:08
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Plataforma Imune.pt: para clarificar a desinformação sobre o tema da vacinação

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT – NOVA) lançou hoje o Imune.pt, uma plataforma digital informativa sobre vacinação e imunização. que O objetivo é garantir à população o acesso a informação correta, factual e idónea sobre o tema das vacinas, ajudando assim a que todos possam estar “imunes à desinformação”.

Segundo Filomeno Fortes, diretor do IHMT – NOVA, “a literacia em saúde não escolhe horas nem formatos para salvar vidas, pelo que consideramos fundamental, com a criação do Imune.pt, garantir ao público em geral o acesso continuado de informação, produzida por fontes verificadas e com atualizações regulares 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano”. 

Em nota enviada, o responsável explica que “esta plataforma de partilha e cooperação científica e social, em língua portuguesa, foi construída para impactar todos os países lusófonos nas suas inúmeras formas de expressão” e, sublinha, “a sua lusofonia dá-lhe a marca que se reconhece” nas múltiplas tonalidades e geografias. Que o mesmo é dizer “uma plataforma que fala com o sotaque de quem a lê”.

Nesta nova ponte de diálogo, destaque para o menu sobre “Vacinação”, que disponibiliza informação sobre o tema das vacinas, respetivos benefícios, contributos para a saúde global e mecanismos de aprovação e segurança. Referência, também, para a área reservada ao tema da COVID-19 onde é possível aceder a informação detalhada sobre as vacinas, como se transmite o vírus, que variantes existem e quais as medidas de prevenção mais eficazes.

Ainda nesse contexto, além do tópico relacionado com as vacinas contra a COVID-19, o espaço Respostas Diretas esclarece sobre a vacinação em geral enquanto a rubrica À Descoberta vai pontuando a atualidade com notícias e curiosidades que tocam a mesma temática. Uma nota, ainda, para Epidemias em Imagem, área que partilha uma visão sobre a história das epidemias e da imunização. 

Sob coordenação geral da subdiretora do IHMT – NOVA, Filomena Pereira, o Imune.pt é produzido com o apoio de uma comissão editorial especializada, que integra a equipa científica do próprio instituto.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas