Como pode a tecnologia ser aliada do doente cardíaco?
DATA
16/06/2021 09:52:22
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Como pode a tecnologia ser aliada do doente cardíaco?

No âmbito das comemorações do mês de maio em formato digital da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), através da plataforma imersiva “Maio no Coração", decorreu a 20 de maio, pelas 18h00, a sessão "Saúde e Tecnologia: Como a tecnologia pode ser um aliado na prevenção das doenças do coração". O objetivo desta sessão passou pela discussão da nova abordagem de medição da pressão arterial e eletrocardiograma através da recente aplicação Samsung Health Monitor.

Disponível em Portugal desde abril, a aplicação Samsung Health Monitor permite monitorizar o estado de saúde do utilizador através de diversos parâmetros e incentivá-lo a atingir os seus objetivos de condição física.

No decorrer deste anúncio, a marca esteve presente na sessão "Saúde e tecnologia: Como a tecnologia pode ser um aliado na prevenção das doenças do coração".

“A parceria com a FPC é uma excelente oportunidade para discutirmos em conjunto o propósito da tecnologia como peça essencial para o futuro dos cuidados de saúde, do nosso bem-estar e da promoção de um estilo de vida ativo”, afirmou o Diretor de Marketing de Produto Mobile da Samsung, José Correia.

A hipertensão é frequentemente associada a doenças cerebrais, renais e cardíacas, e se não for tratada pode causar derrames e doenças coronárias. Os utilizadores do Galaxy Watch3 e do Galaxy Watch Active2 podem utilizar os benefícios da monitorização da pressão arterial e de eletrocardiograma através desta aplicação, o que significa que podem manter-se informados sobre a sua saúde onde quer que estejam e sempre que desejarem. De igual modo e recorrendo a um sensor, a função de eletrocardiograma permite medir a frequência e ritmo cardíaco, classificados como ritmo sinusal (batimento cardíaco normal e regular) ou AFib (quando o coração bate irregularmente).

O presidente da FPC, Manuel Oliveira Carrageta, afirmou que este debate foi “mais um momento de partilha de conhecimento” bem como “de possibilidade de discutirmos o papel da tecnologia no futuro da saúde”.

Neste webinar foram abordados temas como: "As vantagens do Samsung Galaxy Watch 3 e Samsung Galaxy Active 2" que explicou como é medir a pressão arterial através destes dispositivos; "Aposta Samsung na Saúde: novas funcionalidades dos dispositivos wearables"; "Saúde e bem-estar dos portugueses: o impacto das doenças cardiovasculares em Portugal" e "O papel da tecnologia na saúde e bem-estar".

Estiveram presentes os oradores José Correia, mobile division product head da Samsung, e Luís Rosário, da FPC.

Os interessados podem aceder aqui à sessão na íntegra. 

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas