SPMI organiza curso de Função Respiratória

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o curso “Função Respiratória – da função ao doente”, a 3 e 4 de julho, em formato online.

O curso pretende dar a conhecer “os fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos do sistema respiratório sobre os quais assenta a avaliação funcional” e destacar os vários métodos de avaliação funcional respiratória, revela a SPMI em comunicado enviado. O curso destina-se a médicos Internos ou Especialistas de Medicina Interna, médicos de outras especialidades médicas e a médicos do Ano Comum.

“A avaliação da função respiratória deve ter presente dois princípios fundamentais: o sistema respiratório inclui um conjunto de órgãos que funcionam de forma integrada e interdependente; e o estudo da função respiratória deve ter um contexto clínico claro, que permita escolher os métodos de investigação mais adequados para responder às questões formuladas. São exatamente estas duas vertentes que pretendemos explorar”, afirma o formador responsável do curso, Nuno Cortesão.

As inscrições estão abertas até 13 de junho.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas