A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) organiza a Conferência Internacional “Cancro: Cada Dia Conta – Da Prioridade à Ação”, a decorrer no dia 26 de maio, via online. A iniciativa nasce com o propósito de abrir uma nova ponte de diálogo suscetível de tornar a Oncologia uma “prioridade tanto no plano nacional como no europeu”.
Em comunicado, a APIFARMA explica que se pretende com esta nova plataforma “estabelecer uma plataforma diálogo”, na geografia oncológica nacional e europeia, centrar as atenções “na equidade do acesso à inovação”.
Durante a manhã será apresentado o estudo “Oncologia em Portugal: Onde estamos e para onde queremos ir”. As recomendações e conclusões resultam do trabalho prévio de grupos de reflexão sobre os quatro pilares do Plano Europeu de Combate ao Cancro, nomeadamente prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida.
E, precisamente, no âmbito da presidência portuguesa, a APIFARMA desenvolveu o projeto “Liderança Europeia na Saúde: Não deixar ninguém para trás”, que inclui diversas iniciativas de caráter público. O objetivo é “reforçar o compromisso das empresas da indústria farmacêutica para mais e melhor saúde para todos os cidadãos europeus. A conferência “Cancro: Cada Dia Conta – Da Prioridade à Ação” integra este projeto” pode ler-se em nota enviada.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.