Rui Silva lidera nova equipa da CNCP
DATA
10/05/2021 15:39:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Rui Silva lidera nova equipa da CNCP

O diretor do serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, Rui Silva, vai liderar a nova equipa da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos (CNCP).

A CNCP está integrada na Administração Central do Sistema de Saúde e tem como missão coordenar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP), estrutura criada em 2012 com o objetivo de prestar “cuidados paliativos a pessoas doentes que, independentemente da idade e da patologia, estejam numa situação de sofrimento decorrente de doença grave ou incurável, com prognóstico limitado e em fase avançada e progressiva”, conforme comunicado.

 A nova equipa, nomeada pelo Ministério da Saúde, é ainda constituída pelos especialistas em cuidados paliativos Mafalda Paiva, Fernanda Vital, Maria de Jesus Moura e Joana Lourenço.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas