GRESP lança “Guia prático de gestão da Asma nos CSP”

O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) lançou hoje o “Guia prático de gestão da Asma nos CSP”, para assinalar o Dia Mundial da Asma.

Em nota enviada, o coordenador do GRESP, Rui Costa, afirma que o grupo ambicionava ter um documento escrito elaborado de modo a “providenciar um resumo da informação científica presente nas mais recentes recomendações publicadas pela Global Initiave for Ashtma (GINA), adaptadas à realidade da prática clínica diária da Medicina Geral e Familiar Portuguesa”.

De acordo com Rui Costa, o objetivo da GRESP é que este documento seja útil para os médicos, “ao estabelecer um guia prático para a implementação de um programa tendente ao controlo eficaz da asma na prática clínica, de modo a otimizar os cuidados de saúde, evitar as agudizações e minimizar o impacto no estado de saúde e na qualidade de vida das pessoas com asma”.

Este guia, que conta com o apoio da GSK e é publicado pela Springer Healthcare Communications, foi criado em co-autoria por 11 clínicos que integram o GRESP.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas