Takeda lança projeto sobre importância de estudos de vida real no mieloma múltiplo
DATA
29/04/2021 14:05:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Takeda lança projeto sobre importância de estudos de vida real no mieloma múltiplo

A farmacêutica Takeda lançou um projeto que pretende consciencializar e sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a relevância de complementar os ensaios clínicos com resultados dos estudos de vida real no mieloma múltiplo.  

“Este projeto, que conta com o contributo de diversos profissionais de saúde especialistas nesta patologia e permite também que doentes e cuidadores tenham acesso a diversas informações sobre a patologia, podcasts, informações sobre associações de doentes, entre outros”, adianta a farmacêutica, em comunicado.

Explica ainda que os ensaios clínicos são um tipo de pesquisa que estuda novos testes e tratamentos, e avalia os seus efeitos na saúde humana e que “são elaborados, revistos e necessitam de ser aprovados pelas autoridades reguladoras, sendo também altamente criteriosos na seleção de doentes, de centros de recrutamento, no acompanhamento médico e na monitorização da doença”.

Após a publicação dos resultados dos ensaios clínicos e a aprovação das autoridades reguladoras, o medicamento fica acessível para utilização na indicação aprovada, tornando-se “fundamental fazer o acompanhamento e monitorização da sua efetividade”, pode ler-se em nota enviada.

“A efetividade de um tratamento é possível ser conhecida através de estudos com dados de vida real, estudos que são realizados com dados de doentes reais e numa população mais heterogénea”, finaliza a farmacêutica.

 

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas