Diabetes, psoríase e saúde da mulher: três grandes temas no Jornal Médico 118
DATA
21/04/2021 11:13:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Diabetes, psoríase e saúde da mulher: três grandes temas no Jornal Médico 118

O presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, João Filipe Raposo, é o protagonista da capa da edição 118 do Jornal Médico, no contexto do Congresso Português de Diabetes. Mas esta é uma edição em que estão igualmente em foco as novas recomendações portuguesas para o tratamento da psoríase. E ainda a saúde da mulher.

Em entrevista, João Filipe Raposo aborda a relevância dos Cuidados de Saúde Primários na gestão da diabetes, centrando-se igualmente no impacto da pandemia de Covid-19 nestes doentes. E, no ano em que se assinala o centenário da insulina, olha para o estado atual da terapêutica, defendendo que o caminho é o da personalização, mas também deixando a mensagem de que não basta haver medicamentos, é preciso olhar para as determinantes sociais dos doentes se se quer reduzir a incidência.

Nesta edição, o Jornal Médico faz ainda o follow-up das novas recomendações do Grupo Português de Psoríase (GPP), a partir de uma entrevista ao presidente do GPP e um dos seus autores, Tiago Torres. O dermatologista apresenta a razão de ser destas guidelines, sublinhando que a grande novidade é a definição de objetivos terapêuticos para os doentes em terapêutica biológica.

Por sua vez, o dermatologista Pedro Mendes Bastos aborda a importância de se contemplarem os doentes com artrite psoriática, sublinhando a necessidade de uma identificação precoce e encaminhando atempado destes doentes para a Reumatologia. É esse o propósito de um projeto a decorrer em seis unidades hospitalares, assente numa parceria entre dermatologistas e reumatologistas e que propõe uma ferramenta de rastreio, o questionário EARP. Trata-se do projeto CheckAP, que conta com o apoio da Novartis.

Este dossiê conta ainda com a visão da reumatologista Elsa Sousa, do médico de família Rui Cernadas e da presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, Carla Campos. Bem como com o contributo do CEO da Leo Pharma, Nuno Brás, e do Medical Affairs & Regulatory Director da Janssen, Manuel Salavessa.

Em destaque nesta edição está igualmente a saúde da mulher, pelo prisma da secretária-geral da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, Margarida Martinho, e da coordenadora do Grupo de Estudos de Saúde da Mulher da APMGF, Vera Pires da Silva.

O Jornal Médico dá ainda a conhecer as principais conclusões de dois webinars que decorreram sob a sua chancela: “Calcidefiol – o seu papel na imunidade”, com o apoio dos Laboratórios Vitória, e ““Oligossacáridos do leite humano – o estado da arte”, com o apoio do Grupo Alter.

Há também espaço para falar de inovação, mais concretamente do projeto Smart4Health, um projeto europeu de 22 milhões de euros coordenado por Portugal, mais concretamente pelo investigador do UNINOVA – FCT Ricardo Jardim Gonçalves.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas