Conferência digital dedicada à capacitação de médicos de família
DATA
20/04/2021 12:27:54
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Conferência digital dedicada à capacitação de médicos de família

A conferência digital “Global Physician Summit- Family Medicine Edition” vai realizar-se nos dias 17 e 18 de junho de 2021 e pretende capacitar os médicos de família nas vertentes da gestão, organização e comunicação, inspirando práticas inovadoras.

Em comunicado, a equipa que organiza este primeiro encontro virtual refere que a ideia é assente “na perspetiva de capacitar estes profissionais para praticarem uma Medicina ainda mais centrada no doente, colaborativa e multidisciplinar, procurando apresentar soluções para os desafios existentes nas Unidades de Cuidados de Saúde personalizados e Unidades de Saúde Familiar”.

O especialista em Medicina Geral e Familiar, engenheiro informático e organizador do evento, Tiago Taveira-Gomes, explica que este encontro pretende tirar o maior proveito da tecnologia digital, “de modo a ter aplicabilidade imediata na realidade das unidades de cuidados de saúde primários portuguesas”.

O especialista em MGF, Nuno Capela, reforça que esta conferência constitui uma ferramenta que ajuda os clínicos na atualização de conhecimentos, uma vez que todos os conteúdos são abordados de forma a ir ao encontro das necessidades dos médicos de família.

Por esse motivo, o programa foi construído de forma alargada e criativa, desde conferências sobre temas clínicos, como insuficiência cardíaca, lesões ortopédicas, interações farmacológicas, doença renal crónica e diabetes ou depressão, até intervenções dedicadas a temas mais práticos do dia a dia do médico de família.

“Para nós era claro que um evento de referência na área da Medicina Familiar tinha de abordar temas técnicos, mas também temas relacionais, sociais e de gestão, já que a Medicina vai muito além da análise de sinais e sintomas, como todos sabemos e em algum momento sentimos”, justifica a organizadora do evento, Inês Campos Costa.

O primeiro GPSummit inclui a criação do jogo “GP Quiz”, baseado em questões de escolha múltipla que ajudará a consolidar conhecimentos entre os participantes. Os profissionais de saúde poderão também apresentar trabalhos, projetos ou ideias desenvolvidas no âmbito da MGF sob a forma de poster eletrónico ou apresentação em vídeo, sendo que devem ser submetidos antes da conferência.

“Temos a certeza que será inesquecível não só pela qualidade como também pela inovação que traz à formação médica contínua”, reforça a equipa organizadora do evento.

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas