Europeus vão ter certificado sanitário para poderem circular
DATA
26/02/2021 17:39:16
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Europeus vão ter certificado sanitário para poderem circular

A Comissão Europeia está a criar um documento para confirmar a condição em que cada europeu está em relação ao vírus. O certificado verde vai ser um documento que confirma que uma pessoa já esteve contaminada, se já está vacinada ou se realizou um teste de despiste que deu negativo à Covid-19.

“A Comissão ficou de preparar nos próximos meses um documento que permita atestar, de uma forma não identificada, que uma pessoa está numa das seguintes circunstâncias: ou já esteve infetada com covid-19; ou está devidamente vacinada; ou realizou um teste que confirma que não está nesse momento contaminada com covid-19”, disse o primeiro-ministro português, António Costa à saída da reunião por videoconferência com o Conselho Europeu.

“Somos defensores de uma medida à escala europeia, é com esse objetivo que enquanto presidência estamos a trabalhar em conjunto com a Comissão Europeia. O desejo que todos temos é que até ao verão seja possível que este documento exista”, acrescenta.

O objetivo é “permitir maior capacidade de circulação”, “recorrer menos à quarentena”, melhorar o funcionamento do mercado interno e permitir uma “retoma mais tranquila” do sector do turismo.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas