APMGF promove webinar sobre vacina Covid-19
DATA
20/01/2021 10:50:23
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




APMGF promove webinar sobre vacina Covid-19

O Grupo de Estudos de Saúde do Idoso (GESI) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) organiza este sábado, 23 de janeiro, o webinar “Combater mitos, esclarecer dúvidas: Vacina Covid-19, sim!”.

Esta sessão, dedicada exclusivamente a profissionais de saúde, terá no seu painel Nuno Jacinto (presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar – APMGF), Ricardo Mexia (presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública – ANMSP), Margarida Dias (coordenadora da Unidade da Família da Clínica CUF Alvalade e coordenadora da Região Sul do Grupo de Estudos de Saúde do Idoso da APMGF), Bruno Silva-Santos (imunologista, investigador principal e vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes – iMM) e Luís Graça (imunologista, investigador principal do iMM e membro da Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19).

“A vacinação contra a Covid-19 representa a nossa melhor oportunidade de sucesso nesta missão audaciosa que é erradicar a pandemia em que temos vivido nos últimos meses. Tal como até aqui, os cuidados de saúde primários, e em particular os médicos de família, estão fortemente empenhados e envolvidos nesta tarefa, mostrando mais uma vez que continuam a zelar pela saúde e bem-estar dos seus doentes em todos os momentos”, afirma o presidente da APMGF, Nuno Jacinto, em comunicado.

Acrescentou que “perante um processo de vacinação que é de vital importância, mas que acarreta enorme complexidade”, é natural que surjam diversas dúvidas que “importa esclarecer de forma cabal, bem como desmistificar alguns conceitos incorretos que possam existir, em particular no que diz respeito à segurança das vacinas contra a Covid-19, contribuindo para eliminar quaisquer barreiras que possam atrasar o combate à pandemia”.

A representante do GESI, Margarida Dias, sublinha que este momento é crucial e que por isso, se justifica tal ação formativa.  “É evidente a confusão que reina sobre esta questão das vacinas, a vários níveis. Confusão sobre a segurança, sobre a acessibilidade, o modo prático de administração das vacinas, isto quer da parte da classe médica, quer dos utentes dos serviços de saúde”, esclareceu.

Destacou ainda que é fundamental vincar junto dos médicos de família portugueses a necessidade de apostar forte na vacinação, com vista a superar esta crise de saúde pública.

Na sequência deste webinar está igualmente a ser preparado pelo GESI um debate sobre a mesma temática e com os mesmos convidados, direcionado à população em geral, integrado no programa televisivo “Sociedade Civil” que será emitido nas próximas semanas.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas