Centro de Simulação da CUF Academic Center introduz conceito inovador de formação
DATA
16/12/2020 10:53:18
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Centro de Simulação da CUF Academic Center introduz conceito inovador de formação

O Centro de Simulação da CUF Academic Center foi desenvolvido em parceria com a NOVA Medical School, utilizando as sinergias evidentes entre a vertente assistencial e a vertente académica na construção de uma oferta diferenciadora.

Abrange virtualmente todas as áreas assistenciais, médicas e cirúrgicas e está preparado para implementar programas de formação que vão desde cenários éticos e comportamentais até ao mais minucioso gesto técnico, com uma oferta formativa que se adequa aos diferentes níveis de experiência e especialização dos profissionais de saúde.

O Diretor Clínico do Centro de Simulação da CUF Academic Center, Pedro Garcia, explica um dos principais elementos diferenciadores: “Um conceito importante que tentamos criar desde a génese do Centro de Simulação foi o conceito de Ginásio de Simulação, um conceito formativo que permite aos profissionais terem uma espécie de horas de voo em termos de simulação”, afirma, comparando ao que acontece na aviação.

Para Pedro Garcia, é importante preparar os profissionais de saúde para a realidade: “Construímos um algoritmo formativo para que as horas de voo em simulação médica possam ser feitas aqui no Centro de Simulação, sejam elas de forma individualizada de treino próprio, sejam elas no pós-curso. O que acontece, muitas vezes, nos cursos de formação é que o profissional faz a formação e não tem estas horas práticas de treino, que vão ser fundamentais para depois conseguir desempenhar a técnica na sua plenitude.” O Ginásio de Simulação e toda a oferta formativa do centro estão, por isso, pensados para atualizar e reforçar competências dos profissionais de saúde, com ganhos efetivos na qualidade dos serviços prestados e na segurança do doente.

O Diretor Clínico sublinha ainda a tecnologia de ponta, escolhida para equipar o centro, e que permite treinar desde cenários de alta fidelidade – simulando, por exemplo, um ambiente de bloco operatório ou cuidados intensivos – até procedimentos específicos da imagiologia ou cirurgia. 

A simulação é um modelo de ensino e aprendizagem que permite aos profissionais de saúde treinarem num ambiente não real, poupando os doentes a manobras invasivas ou procedimentos dolorosos. 

MGF 2020-30: Desafios e oportunidades
Editorial | Gil Correia
MGF 2020-30: Desafios e oportunidades

Em março de 2020 vivemos a ilusão de que algumas semanas de confinamento nos libertariam para um futuro sem Covid-19. No resto do ano acreditámos que em 2021 a realidade voltaria. Mas, por definição, a crise é uma mudança de paradigma. O normal mudou. Importa que a Medicina Geral e Familiar se adapte e aproveite as oportunidades criadas. A Telemedicina, a desburocratização e um ambiente de informação, amigável flexível e unificado são áreas que me parecem fulcrais na projeção da MGF no futuro.

Mais lidas