Centro de Simulação da CUF promove 2º curso ECHO-BLOCKS
DATA
17/11/2020 12:25:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Centro de Simulação da CUF promove 2º curso ECHO-BLOCKS

O 2º curso Simulação de Bloqueio de Nervos Periféricos e Acessos Vasculares com Apoio Ecográfico (ECHO-BLOCKS) vai decorrer no próximo dia 21 de novembro nas instalações do Centro de Simulação da CUF.

O curso, que terá início às 08h30 com uma forte componente prática em simuladores e modelos humanos, tem como objetivo ajudar os médicos a melhorar a eficácia e segurança na colocação de cateteres venosos centrais (com ou sem reservatório) e no bloqueio de nervos periféricos para o controle da dor.

As técnicas percutâneas por referência anatómica são facilitadas com o apoio ecográfico, neste sentido os profissionais que utilizam técnicas com este tipo de apoio, acabam por aderir definitivamente ao mesmo. 

Essencialmente destinado a médicos que exercem a sua prática clínica em bloco operatório, unidades de cuidados intensivos e serviços de urgência, a formação irá abordar entre outros temas, a ecografia aplicada aos bloqueios de nervos periféricos e acessos vasculares centrais com simulador e modelo humano, finalizando com um treino livre e teste final de skills.

Mais informação pode ser encontrada na página do curso.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.