Serviço Regional de Saúde dos Açores vai ser reforçado com 579 profissionais
DATA
08/07/2020 10:54:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Serviço Regional de Saúde dos Açores vai ser reforçado com 579 profissionais

O Serviço Regional de Saúde dos Açores vai ser reforçado este ano com 579 profissionais, de todas as carreiras, anunciou a secretária regional da Saúde.

Teresa Machado Luciano, citada em nota de imprensa, adiantou que em 2020 “já foram contratados 179 profissionais” e vão ser contratados “mais 400 profissionais nas diferentes áreas, entre médicos, enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, assistentes técnicos, psicólogos, técnicos superiores e assistentes operacionais”, ainda este ano.

A governante referiu que o concurso para contratação dos médicos de Medicina Geral e Familiar que terminaram a sua especialidade em abril “já está em curso”.

Já o concurso para médicos em formação nas especialidades hospitalares “foi suspenso, mas já está na sua fase final”, apontou a responsável pela tutela.

Quanto às valorizações remuneratórias dos enfermeiros e dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, Teresa Machado Luciano afirmou que o processo deverá estar concluído em agosto.

A titular da pasta da Saúde lembrou que a pandemia de Covid-19 obrigou à alteração do plano de deslocações de profissionais às ilhas sem hospital, mas foram garantidos cuidados através de “telemedicina, em várias especialidades, nomeadamente na cardiologia”.

COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
COVID e não-COVID: Investimentos para resolver novos e velhos problemas

Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência terminou e o estado de calamidade passou, mas o problema de saúde mantem-se ativo. É urgente encontrar uma visão inovadora e adotar uma nova estratégia. As unidades de saúde precisam de encontrar respostas adequadas e seguras.

Mais lidas