Covid-19: Secretário de Estado da Saúde diz que semana chegam 443 ventiladores
DATA
03/06/2020 15:56:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: Secretário de Estado da Saúde diz que semana chegam 443 ventiladores

O secretário da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que chegam hoje a Portugal 108 ventiladores e que está prevista a chegada de mais 335 equipamentos em voos sequenciais, até sábado.

“Estes 443 ventiladores que se encontravam na Embaixada da República Portuguesa em Pequim juntam-se, assim, aos 264 que já estão em território nacional, num total de 707 equipamentos, ou seja, 61% do total das compras efetuadas pela ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde] em aquisição central”, afirmou o governante durante a conferência de imprensa diária para atualizar informação relativa à Covid-19.

O Ministério da Saúde adquiriu 1.151 aparelhos, por forma a “duplicar a capacidade de ventilação” para doentes internados em cuidados intensivos, indicou Lacerda Sales, considerando que se trata de “um grande esforço e um grande reforço” que será útil para uma possível nova vaga de pandemia e para o futuro.

“Não só não temos ventiladores perdidos, como também não perdemos o rumo da nossa estratégia de combate a esta pandemia”, declarou no final da conferência de imprensa.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.