Pedro Mendes Bastos: “Trabalhar em equipa é o segredo da Medicina atualmente”
DATA
01/06/2020 09:24:02
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Pedro Mendes Bastos: “Trabalhar em equipa é o segredo da Medicina atualmente”

Num webinar promovido pelo Jornal Médico, com o apoio da LEO Pharma, o especialista em Dermatologia e Venereologia Pedro Mendes Bastos, identificou os desafios sentidos, diariamente, na abordagem dos doentes com dermatite atópica (DA) e outros eczemas, e partilhou estratégias para adaptar as melhores práticas à realidade.

Também consultor científico da Associação Dermatite Atópica Portugal (ADERMAP) e investigador em ensaios clínicos em doenças dermatológicas imunomediadas, o médico focou a sua apresentação na dermatite seborreica, no eczema asteatótico e na DA, para os quais identificou os diagnósticos e as terapêuticas adequados.

Baseado num artigo recente sobre o tema, referiu que “a evidência, até agora, não apoia o envolvimento de inflamação específica de antigénio, na DA, como mecanismo fundamental”, sublinhando que a DA, “na sua essência”, não é uma alergia, mas pode ser uma “porta de entrada” para alergias subsequentes.

A gestão partilhada do doente, entre o médico de família e o dermatologista, é também defendida por Pedro Mendes Bastos, que aponta o trabalho em equipa como o “segredo da Medicina, atualmente”, principalmente, nas doenças complexas.

Veja os destaques: 

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas