Jornal Médico promove Conversas na Web sobre desafios da dermatite atópica em contexto pandémico
DATA
25/05/2020 12:35:30
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Jornal Médico promove Conversas na Web sobre desafios da dermatite atópica em contexto pandémico

Os desafios da dermatite atópica (DA) e outros eczemas, em contexto pandémico, serão abordados, esta quinta-feira, dia 28 de maio, às 21:00, pelo especialista em Dermatologia Pedro Mendes Bastos, em mais um Conversas na Web.

Trata-se de um espaço virtual em formato webinar promovido pelo Jornal Médico com o objetivo de dar voz aos protagonistas da prestação de cuidados de Saúde, e que conta, esta semana, com o apoio da Leo Pharma.

A par da identificação dos desafios sentidos diariamente na abordagem dos doentes com DA e outros eczemas, serão partilhadas estratégias para adaptar as melhores práticas à realidade atual, e abordados o diagnóstico e a terapêutica.

De acordo com dados do Barómetro Covid-19 – um inquérito que está a ser levado a cabo pela Escola Nacional de Saúde Pública –, as consultas de Dermatologia estão no top 3 das especialidades médicas com mais desmarcações de consultas, quer por iniciativa do doente, quer por vontade do serviço.

O receio da infeção pelo SARS-CoV-2 é uma das justificações para que muitas destas pessoas desvalorizem os sintomas e evitem deslocar-se aos serviços de saúde, seja para consultas, urgências e até mesmo à farmácia.

No entanto, os doentes com eczemas, grupo em que se incluem as pessoas com DA e outras formas, continuam a ter necessidades em termos de cuidados de saúde que requerem respostas.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas