Mais de mil farmácias e laboratórios de análises clínicas vão começar a receber máscaras para proteção individual. Esta ação é levada a cabo pelo movimento “Todos Por Quem Cuida”, criado pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA.
Segundo a iniciativa, as cerca de 1500 máscaras vão apoiar o regresso à atividade regular das unidades mais fragilizadas pelo impacto da pandemia de Covid-19, garantindo a proteção dos colaboradores e as condições para voltar a prestar cuidados farmacêuticos essenciais para as comunidades locais.
Os fundadores da conta solidária referem que esta continua a receber, diariamente, o apoio de “inúmeras” entidades e pessoas que desejam apoiar os profissionais que estão na linha da frente a combater a doença.
Os donativos vão, agora, ser aplicados e distribuídos pelas farmácias comunitárias e laboratórios de análises que reportaram necessidades, validadas pelo movimento, considerando o impacto da pandemia na sua atividade regular e a equidade no acesso aos medicamentos e aos cuidados farmacêuticos.
Neste sentido, os Bastonários dos Médicos e Farmacêuticos vão visitar algumas unidades em todo o País para concretizar a entrega e perceber as necessidades e desafios à retoma da sua atividade regular.
“Para regressarmos à atividade normal, precisamos de equipamentos de proteção individual. Ao contrário de muitos outros serviços de saúde – públicos, privados e do setor social –, as farmácias e os laboratórios de análises clínicas não foram abrangidos por qualquer distribuição gratuita destes equipamentos”, elucida a Bastonária dos farmacêuticos, Ana Paula Martins.
“Adquiriram-nos por sua conta, para sua proteção e para poderem continuar a atender os milhares de utentes que todos os dias continuam a deslocar-se às farmácias e laboratórios clínicos”, afirma, acrescentando que “muitos destes pequenos operadores, em particular nas zonas mais desfavorecidas, sentiram profundamente o impacto da pandemia Covid-19 na sua atividade”
Considera ainda que “embora esta ajuda possa representar, em muitos casos, apenas um mês de proteção para toda a equipa, será, certamente, um apoio importante para a abertura e retoma de muitos serviços” e “em alguns casos, até determinante para o abandono do atendimento pelo postigo”.
Desde a sua criação, o movimento “Todos Por Quem Cuida” angariou mais de 1,2 milhões de euros e reuniu diverso equipamento hospitalar, para proteção individual e outros materiais para a segurança e qualidade dos cuidados prestados aos portugueses.
Até ao momento, os donativos permitiram adquirir 500 câmaras de proteção profissional ao ato de entubação, quase 200 mil máscaras (cirúrgicas e FPP2), 5,5 mil viseiras, 360 colchas e mais de 550 litros de gel antisséptico. Entre os beneficiários estão os hospitais públicos, instituições particulares de solidariedade social, entidades particulares de saúde, entre outros destinatários.
Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.
Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.