Covid-19: EMA prevê que vacina esteja pronta dentro de um ano no melhor dos cenários
DATA
14/05/2020 13:22:08
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Covid-19: EMA prevê que vacina esteja pronta dentro de um ano no melhor dos cenários

Uma vacina contra o Covid-19 poderá estar pronta dentro de um ano, num cenário "otimista", informou hoje a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), com base nos ensaios e investigação em curso.

"Existe a possibilidade, se tudo correr como planeado, que algumas vacinas estejam prontas para serem aprovadas dentro de um ano", afirmou o diretor de estratégia da EMA, Marco Cavaleri, durante uma videoconferência.

"Essas são apenas previsões baseadas nos dados existentes”, defendeu, ressalvando que se trata do “melhor cenário”, uma vez que “todas as vacinas em desenvolvimento podem não receber autorização e desaparecer", além de poder haver “atrasos" no processo.

A EMA, uma agência da União Europeia com sede em Amesterdão, mostra-se, assim, cética em relação às informações que sugerem a hipótese de uma vacina estar pronta já em setembro próximo.

Paralelamente, Cavaleri minimizou os receios da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o novo coronavírus "nunca desapareça".

"Acho que é um pouco cedo para dizer, mas temos boas razões para estarmos otimistas de que as vacinas vão chegar", disse Cavaleri, acrescentando: "Ficarei surpreendido se falharmos na tarefa de encontrarmos uma vacina para a Covid-19".

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas