Dislipidemia e Covid-19 serão temáticas centrais de webinar promovido pelo Jornal Médico
DATA
24/04/2020 10:05:26
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Dislipidemia e Covid-19 serão temáticas centrais de webinar promovido pelo Jornal Médico

Colesterol e Covid-19 são os temas em destaque no webinar organizado pelo Jornal Médico, com o apoio Bial, agendado para a próxima quinta-feira, dia 30 de abril, às 21:00.

Esta conversa digital procura refletir sobre a forma como a infeção pelo novo coronavírus se relaciona com a doença cardiovascular, numa altura em que o foco dos serviços de saúde está direcionado para a abordagem à pandemia por Covid-19, mas durante a qual o AVC e o enfarte agudo do miocárdio continuam a existir.

Se infetados, os doentes cardiovasculares são um grupo em maior risco, sendo o colesterol elevado um dos fatores que contribui para a ocorrência de AVC e enfarte.

Têm também surgido notícias que dão conta de que muitos doentes estarão a evitar ir às urgências dos hospitais e a minimizar a importância atribuída a sintomas de enfarte e AVC, com receio de ficarem internados e de serem infetados com Covid-19.

Neste sentido, a adesão à terapêutica e a possibilidade de se instituir, nos doentes elegíveis, terapêuticas mais “agressivas” – de modo a aumentar a eficácia do tratamento antilipídico – surgem como tópicos a abordar.

Há espaço para a questão comportamental, considerada fundamental nos doentes com dislipidemia – e que, devido à pandemia, pode ter sofrido alterações, nomeadamente, no que concerne a hábitos alimentares e à prática de exercício físico.

A participar nesta conversa, de aproximadamente uma hora, vão estar Cristina Gavina, médica especialista em Cardiologia e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Francisco Araújo, médico especialista em Medicina Interna e vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose, e Philippe Botas, médico especialista em Medicina Geral e Familiar.

Serão ainda partilhados os desafios sentidos diariamente e as possíveis soluções, no panorama atual.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas