Covid-19: Portugal realizou mais de 300 mil testes
DATA
23/04/2020 13:58:43
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Covid-19: Portugal realizou mais de 300 mil testes
Portugal ultrapassou a barreira dos 300 mil testes realizados à doença provocada pelo novo coronavírus, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, afirmando que este número é superior ao de países como Noruega, Suíça, Itália e Alemanha.

“Desde o dia 1 de março foram realizados cerca de 302 mil testes diagnóstico Covid-19 no nosso País”, avança António Lacerda Sales, acrescentando que equivale a uma testagem de 27.925 pessoas por milhão de habitantes, o que, à data de hoje, é "superior a países como a Noruega, a Suíça, a Itália e a Alemanha".
Durante a conferência de imprensa diária para fazer o balanço da pandemia de Covid-19, o governante avançou ainda que cerca de 49% dos testes foram realizados em laboratórios públicos, 45% em laboratórios privados e 5% em outras instituições, nomeadamente académicas e militares.
Atualmente, há 56 laboratórios, em Portugal, a processar amostras para despiste de Covid-19, sendo 30 públicos, 13 privados e 13 de outras entidades.
Na quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde tinha também deixado a garantia de que a reserva nacional se mantém em mais de um milhão de testes em stock, "que vão sendo distribuídos, de acordo com as necessidades”.
Sobre a plataforma Trace Covid, revelou que contempla cada vez mais utentes: “Neste momento são já mais de 135 mil nesta ferramenta que permite o seguimento através de cuidados de saúde primários dos doentes ou pessoas suspeitas”.
Deste número, mais de 30 mil estão em vigilância clínica.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.

Mais lidas